PROJETO DE EVANGELISMO A TROMBETA DE DEUS.

LIVRO VIRTUAL Nº 6 EDIÇÃO ESPECIAL

ASSUNTO: PLANEJAMENTO PARA O CULTO AO AR LIVRE

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Lucas 4.18).

Certa vez foi convidado para participar de um Culto ao Ar Livre na Cidade de Campo Grande, MS, no Bairro da Coopha Vila 2, e ao ser dada a oportunidade pelo Pastor Organizador deste evento Evangelístico, para dar uma Palavra, eu tinha preparado uma Mensagem Bíblica, mais de repente mudei para outro tipo de mensagem Bíblica, pela qual não tinha preparado e após o término da mensagem, eu disse Pastor não estou entendendo nada porque mudei a mensagem que tinha preparado , o Pastor deu uma risada e disse olha no instante em que você começou a falar você percebeu que tinha uma Pessoa distante e apontou para o mesmo, eu disse sim percebi, que ele se aproximou do palanque e ficou na nossa frente, em seguida eu disse mais o que o Sr. Quer dizer com isto?

O Pastor respondeu que esta pessoa é um Pastor que se afastou do caminho de Deus, daí eu disse sim agora entendi o que Deus quis dizer desta mudança toda da mensagem bíblica. No instante do apelo o Pastor reconciliou com Deus, e neste mesmo dia durante a noite ele foi convidado pelo Pastor Organizador deste Culto ao ar livre para levar uma mensagem da Palavra de Deus no culto a noite, durante a mensagem o Pastor não concluiu porque a Igreja foi tomada pelo PODER DE DEUS, de uma forma que eu nunca vi na minha Vida, tamanho Poder de Deus que se manifestou nesta Igreja. Este fato é real, aconteceu mesmo. Estou resumidamente relatando isso para dar ênfase de como é importante o CULTO AO AR LIVRE, e também vou escrever sobre o Planejamento para o Culto ao Ar Livre, relatando a sua dinâmica no aspecto deste referido planejamento.

Introdução

 

Há vários métodos que se utiliza para chegar a um bom Planejamento, entretanto para que seja colocado em Execução um Plano elaborado desta natureza, por mais perfeito que seja dentro da técnica humana, mas se o Espírito Santo, não tiver na direção deste trabalho Evangelístico, torna-se totalmente ineficaz sem uma meta a ser cumprida, não atinge ao objetivo previsto, ou seja não vai ter Salvação das Pessoas, reconciliação com Deus, enfim todo o trabalho será totalmente em vão, para o sucesso total tem que ter a presença do Espírito Santo. Além do mais também é fundamental que toda a Equipe participante deste Culto ao ar Livre tenha vida Santa, Separada para Deus, a Exemplo do que está escrito no livro de Salmos 51:2-13, principalmente no versículo 13, que diz:
“Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.”
É comum em realizar um Culto ao ar livre, e ao final fazer o apelo para a pessoa aceitar a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador de sua vida, nesta ocasião o Grupo de Obreiros (as), somente relaciona o nome, o endereço das pessoas que aceitaram a Jesus, e não anota os endereços das demais pessoas presente neste evento supracitado, que poderia também ser relacionados os nomes e endereços para que posteriormente seja feita uma visita em suas respectivas casas, a fim de pregar o Evangelho a todos os respectivos familiares destas pessoas, abrindo assim uma nova oportunidade de Salvação em Jesus Cristo para todos. Foi pensando nisso que fiz um formulário só para várias situações, a fim de ser preenchido no instante em que vai chegando as Pessoas, e também no instante do APELO, veja este formulário:

Se a Pessoa aceitar uma Visita em sua Residência, o Pastor juntamente com o Evangelista que marcou o dia da visita, vão à casa de cada pessoa que aceitou a visita para falar de Jesus Cristo. Portanto quando acaba o Culto ao ar Livre, é aí que começa o trabalho do Pastor e sua Comissão de Visita, das mais diversas regiões, por isso que tem que ser um trabalho realmente em conjunto, pois no dia e hora do Culto ao ar Livre, toda a Igreja de cada Setor, principalmente o Círculo de Oração, tem que Cultuar a Deus, intercedendo a favor da Equipe Geral do Culto ao ar Livre, somente através de Jejum, Oração e Unção, no nome de Jesus Cristo venceremos esta Guerra Espiritual, só assim veremos que o resultado será além da nossa imaginação, na verdade tem situação que só tomamos conhecimento quando estivermos lá no CÉU.

Feito esta introdução, veja o Planejamento para o culto ao Ar Livre:

DA FORMAÇÃO DE EQUIPE PARA O CULTO AO AR LIVRE.

Cada pessoa da Igreja que quer participar da Equipe para o Culto ao ar Livre, deve procurar o Pastor ou Dirigente desta Igreja a fim de preencher um Formulário da Ficha de Cadastro de pessoas Voluntárias e especificarem qual o tipo de serviço Evangelístico que gosta de fazer. Toda vez que for ter um Culto ao ar livre, estas pessoas devidamente cadastradas serão avisadas com antecedência para desempenhar o tipo de Atividade que escolheu.

Antes do Culto ao Ar Livre, o Pastor ou Dirigente da Igreja deve dar uma Palestra para cada Atividade deste trabalho Evangelístico, explicar bem o que cada um deve fazer dentro de suas respectivas Atividade que escolheu, e com este conjunto de ensinamento terá um resultado satisfatório, que é no Nome de Jesus Cristo a Salvação de Almas. (Por isso faça um breve treino para saber o grau de dificuldade de cada um membro desta Equipe, só assim saberá avaliar a capacidade individual de cada pessoa, que se em uma Atividade tal, não se adaptar é lógico que em outra Atividade tal será melhor aproveitado).

A formação da Equipe é a seguinte:

– 1º COORDENADOR GERAL DA EQUIPE DO CULTO AO AR LIVRE.
– 2º COORDENADOR GERAL DA EQUIPE DO CULTO AO AR LIVRE.
– EQUIPE DE DIVULGAÇÃO DO CULTO AO AR LIVRE.
– PESSOA CONVIDADA PARA LEVAR A MENSAGEM.
– EQUIPE DE PESSOA PARA TESTEMUNHAR O QUE DEUS FEZ EM SUA VIDA.
– EQUIPE DE INTERCESSÃO A DEUS.
– EQUIPE DE LOUVOR.
– EQUIPE DE OBREIROS.
– EQUIPE DE EVANGELISTAS.
– EQUIPE DE SEGURANÇAS.
– EQUIPE DE LOGÍSTICA.

DAS ATRIBUIÇÕES DE CADA EQUIPE, DO CULTO AO AR LIVRE, BEM COMO ESQUEMA PRÁTICO DESTA RESPECTIVA ATIVIDADE.

– DO 1º COORDENADOR GERAL DA EQUIPE DO CULTO AO AR LIVRE.

Responsável por todas as Equipes de Atividade Evangelística que compõem ao Culto ao ar Livre, está diretamente subordinada ao Pastor ou Dirigente da Igreja.

O 1º COORDENADOR GERAL, Juntamente com o Pastor e demais Liderança da Igreja, deve reunir para fazer um Planejamento do Culto ao Ar Livre, após feito este Plano, a partir daí então ficará sob a responsabilidade do 1º Coordenador Geral, para com Toda as Equipes do Culto ao Ar Livre Executar este Plano, no mês, dia, e hora marcada no local tal.

Durante a Elaboração do Planejamento do Culto ao Ar Livre, deve observar os seguintes aspectos:

– Com relação ao Público:

Se o Culto ao Ar Livre, for em frente da Igreja, então aproveita a própria estrutura que a Igreja tem tais como:

Banheiros, femininos e masculinos, verificam se há papel higiênico em quantidade suficiente; bebedor de Água verifica se há copos descartáveis suficiente para uma quantidade estimativa de público presente; Os Bancos coloca no local do Culto para as pessoas sentarem principalmente os mais idosos e crianças.

Se o Culto ao Ar Livre for em outra localidade então deverá ser providenciado Banheiros Químicos masculino e feminino; como também deverá providenciar um bebedor de Água portátil com vários copos descartáveis.
Deve providenciar um veículo, para ser utilizado em caso de alguma emergência e o motorista tem que ficar na proximidade do veículo pronto para sair a qualquer instante se necessário for.

– Com relação a todas as Equipes do Culto ao Ar Livre, (mais adiante veremos especificamente a Atividade de cada Equipe).

– Com relação às autoridades locais, (local do Culto ao Ar Livre).

PROVIDÊNCIA QUE SE DEVE TOMAR JUNTO A AUTORIDADE ANTES DE REALIZAR O CULTO AO AR LIVRE.
-Verifiquem se a atividade que irão realizar nas ruas requer alvará da prefeitura ou simplesmente um comunicado junto à Polícia Militar, (OPM) Organização Policial Militar e no caso do Município possuir Agente Municipal de Trânsito então deve comunicar esta autoridade também, deve enviar Ofício para a Autoridade do SEMUR a fim de interditar a área do Evento temporariamente. Não façam nada de forma ilegal, isto é, enquanto as Autoridades estão também de uma forma legal, agora se estiver atuando de uma forma ilegal contra a palavra de Deus nós sempre estaremos de uma forma legal que é pregar a palavra de Deus a todos, a Legalidade total é a Palavra de Deus onde todos devem ser subordinados, se sair da Palavra de Deus então desta forma passa para a situação de ilegalidade.
Veja a seguir alguns modelos de Ofícios:

LOGOTIPO DA IGREJA.

Ofício nº…………….
Excelentíssimo Senhor Dr.
DIRETOR DA AGETRAN.

A Igreja da……………………….., do Bairro…………………., situada na Rua……………………, próximo a ……………………., realizará um Culto a Deus ao ar livre, na seguinte localidade: Rua………………nº…………Bairro……………….., nesta cidade (ou então na Praça…………….localizada a Rua……………no Bairro………………., nesta cidade). Com início previsto às…. horas e término previsto às ……. horas, sendo assim, Solicito-vos a possibilidade de enviar Cinco Agentes de Trânsito, para isolar a área do Evento, controlar o fluxo de trânsito e permanecer até ao término deste Culto, tudo conforme o constante do anexo “A” e “B” a este Ofício.
Outrossim solicito a V.Exª que seja enviado para o Local supracitado os seguintes objetos: Cavaletes, Cones, e fitas para o auxílio no Isolamento da Área do local do Evento, em razão de não termos esses objetos que são úteis na orientação do trânsito.
Informo-vos ainda que já solicitei ao Secretário da SEMUR, no sentido de autorizar a interdição temporária da Área, onde será realizado o Culto bem como a autorização para o Uso de Palanque com Som (ou Veículo com Som).

Certo em sermos atendidos, antecipo os meus sinceros agradecimentos.

Campo Grande, MS………/……./…………..
………………………………………………………………………………………………………………….
ASSINATURA DO PASTOR E DO 1º COORDENADOR GERAL .

Excelentíssimo Senhor
Dr. FULANO DE TAL……………………………………………………………….,
Diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande, MS.

 

LOGOTIPO DA IGREJA

 

Ofício nº…………………….
Excelentíssimo Senhor Dr.
Secretário da SEMUR.

A Igreja da……………………….., do Bairro…………………., situada na Rua……………………, próximo a …………………….,realizará um Culto a Deus ao ar livre, na seguinte localidade: Rua………………nº…………Bairro……………….., nesta cidade (ou então na Praça…………….localizada a Rua……………no Bairro…………… nesta cidade). Com início previsto às…. horas e término previsto às …… horas.
Sendo assim Solicito-vos a possibilidade de Autorizar que a Área do Local do Evento seja Interditada temporariamente, durante este Culto, conforme o local indicado no constante do anexo “B” a este Ofício, bem como a autorização da colocação de palanque (que será um caminhão), mais o uso de Som ( ou somente o Palanque com o Som).
Outrossim , informo a V.EXª, que já solicitei para Autoridade do AGETRAN, o envio de Cinco Agentes de Trânsito para realizar o Isolamento da Área supramencionada , e manter o controle do trânsito nesta localidade até o término deste Culto.
Certo em sermos atendidos, antecipo os meus agradecimentos.

Campo Grande, MS, …………/……………/……………..

————————————————————–
PASTOR E 1º COORDENADOR GERAL.

Excelentíssimo Senhor
Dr. SICRANO DE TAL,
Secretário Municipal de Controle Urbanístico, de Campo Grande, MS.

LOGOTIPO DA IGREJA

Ofício nº…………….
Excelentíssimo Senhor CMT .
DA OPM DO MUNICIPIO DE……

A Igreja da……………………….., do Bairro…………………., situada na Rua……………………, próximo a …………………….,realizará um Culto a Deus ao ar livre, na seguinte localidade: Rua………………nº…………Bairro……………….., nesta cidade (ou então na Praça…………….localizada a Rua……………no Bairro………………., nesta cidade). Com início previsto às…. h e término previsto às ……. horas , sendo assim Solicito-vos a possibilidade de enviar Cinco Policiais Militares do Trânsito, para isolar a área do Evento , controlar o fluxo de trânsito e permanecer até ao término deste Culto, tudo conforme o constante do anexo “A” e “B” a este Ofício.
Outrossim solicito a V.Exª que seja enviado para o Local supracitado os seguintes objetos: Cavaletes, Cones, e fitas para o auxílio no Isolamento da Área do local do Evento, em razão de não termos esses objetos que são úteis na orientação do trânsito.
Informo-vos ainda que já solicitei ao Secretário da SEMUR, no sentido de autorizar a interdição temporária da Área, onde será realizado o Culto bem como a autorização para o Uso de Palanque com Som (ou Veículo com Som).

Certo em sermos atendidos, antecipo os meus sinceros agradecimentos.

Campo Grande, MS………/……./…………..

………………………………………………………………………………………………………………….
ASSINATURA DO PASTOR E DO 1º COORDENADOR GERAL .

Excelentíssimo Senhor
CMT FULANO DE TAL……………………………………………………………….,
COMANDANTE DA ORGANIZAÇÃO POLICIAL MILITAR, DO MUNICÍPIO DE………………………..
OBSERVAÇÃO: (Este Ofício só é feito no caso do Município onde for o local do Culto ao Ar Livre não tiver Agentes de Trânsito, pertencente à Prefeitura Municipal).

– DO 2º COORDENADOR GERAL DA EQUIPE DO CULTO AO AR LIVRE.

Este auxiliará o 1º Coordenador Geral, e na sua ausência assumirá imediatamente todas as Atribuições referente ao 1º Coordenador Geral, por esta razão é interessante sempre que for possível o Pastor ou Dirigente da Igreja, juntamente com o 1º e o 2º Coordenadores deve estar ciente de todos os Planejamentos em seus mínimos detalhes porque são estas três pessoas que farão parte do Comando do Culto ao Ar Livre, e na ausência de quaisquer um dos três supracitados os trabalhos Evangelístico serão Executados, portanto não há prejuízo para as demais Equipes que compõem ao Culto ao Ar Livre. Com relação às demais pessoas que compõem cada Equipe do Culto ao Ar Livre, não é necessário saber todo o Plano, porém é imprescindível que saiba executar aquilo que couber a cada um fazer o serviço Evangelístico dentro de sua respectiva Equipe.

– DA EQUIPE DE DIVULGAÇÃO DO CULTO AO AR LIVRE.
Esta Equipe tem como o responsável o Coordenador de Divulgação do Culto ao ar Livre, o qual trabalha de acordo com o recurso financeiro que terá a disposição para a fim de :
– Providenciar Faixas escritas para divulgar a Palavra de Deus, bem como nestas mesmas faixas identificar o Ministério, e a Igreja Local, onde será realizado o Culto ao Ar Livre.
– Cartazes, idem, acrescentando ainda em todos os lugares possíveis para que o público possa tomar conhecimento deste Culto.
– Carro de Som: Há algumas pessoas que não podem ler os cartazes, panfletos ou faixas, porém elas poderão entender os anúncios que ouvem de um porta-voz forte. Um carro de som é um automóvel com um sistema de som dirigido ao público e que circula por toda a área próxima ao local do culto ao ar livre.

Cuidadosamente prepare um anúncio escrito para ser lido e estabeleça uma rota específica para o automóvel com som não passar pelas mesmas áreas já cobertas enquanto outras são abandonadas.
(Interessante é que ao invés de uso de carro de som, faça a utilização da bicicleta com som, isto porque a velocidade do carro de som às vezes não é compatível para alguém escutar toda a mensagem, porém com a bicicleta a mensagem será totalmente ouvida pelas pessoas que estão nas imediações da trajetória feita pela bicicleta, logicamente que nesta situação o resultado será mais satisfatório do que o uso do carro de som).
Pede para as membresias usarem suas respectivas Redes Sociais, para compartilharem o anúncio do Culto ao Ar Livre.
Divulgar nas Rádios e TV’s, dando mais conhecimento ao público.

OBSERVAÇÃO:
Antes de realizar quaisquer divulgações procura saber junto a Prefeitura da Cidade onde será realizado ao Culto ao Ar Livre qual é o procedimento legal para fazer a referida divulgação.

– PESSOA CONVIDADA PARA LEVAR A MENSAGEM.

O Pastor ao convidar a pessoa para levar a mensagem da Palavra de Deus, deve dizer ao mesmo (a) que terá um tempo de………horas. O 1º Coordenador Geral, deve prestar atenção na pregação, pois qualquer heresia apresentada intencionalmente ou não, deve após a pregação fazer a correção dentro da Palavra de Deus, em caso de erro grave da Palavra de Deus, deve imediatamente interromper a pregação. (Por isso deve ter um esquema estratégico de sistema de som). Por esta razão deve ser um Pregador que realmente é conhecido do Pastor.

Deve ser convidada uma outra pessoa para pregar, na ausência do primeiro convidado. Este procedimento deve ser com uma certa antecedência para que o segundo pregador possa preparar a Mensagem Bíblica, e este 2º convidado deve estar ciente de que somente pregará na falta do 1º convidado (o 2º convidado sempre será ou o 1º Coordenador ou o 2º Coordenador).

A Mensagem para o culto ao ar livre, deve:

Ser curta e decisiva, o pregador deve se lembrar de que não está diante de um auditório voluntário e atento. O plano de salvação deve ser logo atingido. O texto não deve ser longo. Leituras longas dispersam a atenção, e os hinos devem conter a mensagem de salvação.

Em Romanos 10:17, o apóstolo Paulo afirma: “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”. Nos versos 14 e 15 ele raciocina logicamente: “Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?”. É óbvio que o primeiro passo para levar um pecador a Jesus é ir até ele com a palavra!, portanto seja Direto e Objetivo.

DO Apelo:

O Pregador deve insistir no apelo , inclusive deve ainda dizer para os demais crente que ajuda na Evangelização da pessoa que está ao seu lado, caso não for crente (Salvo), se esta pessoa que está ao lado de algum crente aceitar a Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador de sua vida, então diz para o crente trazer o novo convertido até a frente próximo do Pregador. (Nesta hora é uma grande oportunidade para todos os Salvos em Jesus Cristo ganhar o galardão de Jesus, pregando o Evangelho para as pessoas que estão ao seu lado, e também em outros locais no âmbito do Culto ao Ar Livre, use a Bíblia e leia alguns versículos para os indecisos. No caso de ser o culto a noite, então use uma lanterna pequena se estiver em algum local escuro). É interessante combinar antes com o pregador de que de tempo neste apelo, ou seja faz o apelo e continua pregando, logo em seguida repete novamente o apelo, porque disto tudo exatamente para dar tempo dos Evangelistas reforçar este apelo feito pelo pregador.

– EQUIPE DE PESSOA PARA TESTEMUNHAR O QUE DEUS FEZ EM SUA VIDA.

Dependendo do tempo relaciona uma ou duas pessoas para dar o seu testemunho daquilo que Deus fez em sua vida, se quiser faça um resumo de tudo aquilo que alcançou em Jesus Cristo, dizer que só Jesus para fazer com que a pessoa vença um mau hábito do pecado, de um modo bem simples em breve palavra resumir a conversão.

Por isso é interessante um trabalho em conjunto com toda a Igreja do Ministério, pois Jesus Cristo transformou a vida de muitas pessoas que eram verdadeiro marginal, outros viciados em drogas, alguns ex-alcoólatras etc…, e o Pastor ou Dirigente da Igreja, deve entrar em contato com estas referidas pessoas para que se quiserem dar seus testemunhos no Culto ao ar livre, então dê o nome e endereço, fone a fim de que possa ser avisado com uma certa antecedência para estar presente no dia do culto ao ar livre.

João 4.39 “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciará: Ele me disse tudo quanto tenho feito”

As pessoas podem rejeitar a Bíblia ou a religião, porém elas não podem negar a realidade de uma verdadeira experiência. Uma pessoa armada com uma experiência nunca estará à mercê de alguém com um argumento!

O 1º Coordenador Geral providenciará para que a pessoa que vai dar o seu testemunho responda às seguintes perguntas:

-O que o levou a começar a pensar sobre Deus?
-Como você veio a conhecer a Jesus?
-Que diferença faz conhecer o que Ele havia feito em sua vida?
-Que diferença ele tem representado em sua família?
-Como sua vida tem mudado?
-Que coisas maravilhosas ou milagrosas têm ocorrido? (por exemplo, você foi curado ou foi libertado de drogas ou álcool?).

Esta entrevista supracitada é para impedir que qualquer um roube o tempo, (outra estratégia de tumulto de satanás).

– EQUIPE DE INTERCESSÃO A DEUS.

– Se o Culto ao Ar Livre for a frente da Igreja então ao iniciar o Culto deve ficar um Grupo de Intercessão a Deus , na Igreja intercedendo desde o início até ao final do culto, veja o que diz o Versículo 6, do Capítulo 4 do Livro de Filipenses, que relata o seguinte:

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”

Então devemos especificar tudo o que queremos pedir a Deus, e para tal situação os Intercessores, pede a Deus que :

– O Espaço Geográfico das Áreas a ser Evangelizada compreendida entre as Ruas …………………………………….., dentro desta localidade, para que em Nome de Jesus Cristo , sejam expulsos todas as hostes infernais os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século, as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais ,desta Localidade deixando livre para que todos os trabalhos Evangelístico se desenvolvem sem problema nenhum, e com o Convencimento do Espírito Santo possa nos ajudar a Evangelização para que todos os que estão nesta mencionada Localidade, aceitam a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador de sua Vida e continuem firme até morrer ou até a Volta de Jesus Cristos .

Veja a Seguir os seguintes Versículos:

EF 6: 18-20
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
19 E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20 Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

Orem por todas as Equipes que compõem os trabalhos Evangelísticos do Culto ao Ar Livre.
Orem para que Deus não deixe chover durante o período do Culto, que desvia a tempestade desta localidade.
Orem a Deus para que os perdidos compareçam nesta localidade do Culto ao Ar Livre, e aceitam a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador de sua vida.

Notem-se os versículos abaixo:

RM 8:26-27
26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Veja como realmente é importante o fato de ter Intercessão a Deus em qualquer atividade Evangélica, porque além da petição específica para Deus, conforme vimos no acima citado às vezes poderá ocorrer de um dos pedidos nosso nós não sabemos como convém, ser feito a Deus mais pela infinita misericórdia e graça de Deus, ele permite que o próprio Espírito Santo interceda nesta hora em nosso favor , com gemidos inexprimíveis. Jesus Cristo está intercedendo por nós, junto ao nosso Deus. A conclusão que chega é que há uma verdadeira intercessão, e que se desprezada for com certeza o Culto ao Ar livre estará incompleto perante a Palavra de Deus, quer ver a diferença então faça sempre a INTERCESSÃO AO ESPÍRITO SANTO.

RM 8:27
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

FI 4:6
MT 21: 22 E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

1 tm 2:1; 1 tm 2:4; 1 tm 2:8
1 Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

TG 5:16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Toda a vitória está no nome de Jesus Cristo, que intercede por nós.
ROMANOS 8 : 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

E mais ainda, lembra de que enquanto JESUS CRISTO permitiu a presença de satanás este ficou, mas no instante em que Cristo o expulsou o mesmo saiu e foi embora. Então tudo que nós vamos fazer tem que ser feito no nome de Jesus Cristo, e no nome de Jesus Cristo o mesmo já deixou esta Autoridade para nós logo se nós não expulsamos os inimigos de JESUS CRISTO no nome de Cristo os mesmo vão continuar presente, por isto nós temos que ser imitador de Jesus Cristo e também no nome de Cristo expulsar todo o inimigo de Cristo que saia de nossa frente.

– Se o Culto ao Ar Livre for em outro local e não na frente da Igreja, então localize um local mais adequado para oração e coloca-se uma pessoa para ficar observando todo o movimento estranho a normalidade a fim de avisar aos que estão intercedendo a Deus, para não ser pego de surpresa por qualquer situação que seja. A própria Palavra de Deus nos alerta de que : “Seja simples como a pomba e astuto como a serpente”. Por isto temos que estar atentos a todas as circunstâncias que surgem no meio ambiente.

– EQUIPE DE LOUVOR.

Salmos 40.3 “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR”.

Segundo este versículo, a canção de louvor a Deus é um testemunho que pode produzir a salvação de muitos.
A Banda de Música, com os cantores(ras) deve tocar por uns 15 minutos antes de o culto começar. A música atrairá as pessoas ao local e preparará os corações daqueles que já chegaram para receber a Palavra de Deus. Instrua os músicos e solistas sobre quais canções usar. Selecione canções que são vivas, inspiradoras e evangelísticas. Não escolha canções sentimentais ou difíceis de entender. Use canções que exibem vida e entusiasmo e que atrairão aqueles que ainda não são salvos.
O 1º Coordenador Geral, dentro do Calendário de Atividade, deve também relacionar a Banda de Música, o cantor(a), que irá participar.
Todas as letras dos hinos, apresentadas devem com antecedência ser submetida ao crivo do 1º Coordenador Geral, pois infelizmente existem letras de músicas que não condizem com a Palavra de Deus, e por isto devem ser retiradas de nosso meio, pois a mensagem da música deve ter o conteúdo da Palavra de Deus. Esta é a razão deste procedimento.

– EQUIPE DE OBREIROS(RAS).

Quando houver o Apelo pelo Pregador da Palavra de Deus, imediatamente a Equipe de Obreiros, aproxima-se da pessoa que aceitou a Jesus Como seu único e suficiente salvador e acompanha aos mesmos até a frente do Palanque, (área destinada aos novos convertidos) deve ter o cuidado para não ser exageradamente insistentes e indelicados.

Os Obreiros devem estar no local do Culto ao ar Livre mais ou menos uma meia hora antes do culto iniciar. Os obreiros também devem ser equipados com uma Bíblia, lápis ou esferográficas e as fichas de decisão, e uma pequena prancheta a fim de usá-las para registrar os nomes e endereços dos novos convertidos. Se for economicamente possível, é bom haver material impresso para dar aos novos convertidos, como Evangelhos de João ou um folheto evangélico que lhes dê instruções adicionais com respeito à vida cristã.

Deve-se dar aos obreiros algumas instruções básicas sobre como aconselhar. Eles devem saber como levar uma pessoa a Jesus Cristo e como orar por aqueles que necessitam de libertação e santidade.
Os obreiros levam a Palavra de Deus aos que não são salvos e respondem ao chamado para a salvação. Eles também podem ser chamados para expulsar no nome de Jesus as pessoas endemoninhadas. Veja a seguir o Modelo de Ficha de Decisão.

Comentários: Um lugar para os comentários adicionais pelo Obreiro que pode registrar qualquer informação que poderia ser útil ao acompanhamento.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

LOCAL…………………………………………………………………..

……………/………../…………….,

…………………………………………………………………………………..
ASSINATURA DO OBREIRO

OBSERVAÇÃO:
Em seguida ao término do Culto ao Ar Livre, cada Obreiro(a) deve entregar todas as Fichas de Decisão, bem como todos os objetos para o 1º Coordenador, estas Fichas de Decisão servirão para a Comissão de Visita, ir a cada casa e levar a Palavra de Deus a todos aos familiares do novo convertido.

DA MOBILIZAÇÃO DA EQUIPE DE OBREIROS(RAS).

Lembrando ainda que todas as respectivas Equipes que compõem as atividades na OBRA DE DEUS, devem possuir colete que identifica o Ministério e o endereço do mesmo, e versículo Bíblico.

Esta Mobilização compreende-se em duas fases, a saber:

A Primeira Fase:

Relaciona-se com a Posição que deve estar o Obreiro (ra) no Início do Culto ao Ar Livre Até ao Início do Apelo sendo que Cada Obreiro (ra) receberá uma Prancheta e atrás da mesma está colado dois Mapas, sendo um o Mapa “A” e o outro o Mapa “B”, o Mapa “A” pertence a Primeira Fase, por sua vez o Mapa “B” pertence a Segunda Fase. Portanto, para saber exatamente a posição que cada Obreiro (ra), vai ficar no Início e até ao Início do Apelo , neste Culto ao Ar Livre, basta olhar o Mapa “A”, que está fixado atrás da prancheta. Para isto faça o mapa com adesivo que facilita a colagem no verso de uma prancheta pequena, lembra de entregar uma lanterna pois nem sempre tem a iluminação existe lanterna com fundo que contém o imã e na garra da prancheta pode ser fixado logo é útil porque vai ficar com as duas mãos livres sem a necessidade de segurar a lanterna, veja um exemplo de uma foto real para fins didático olha a foto abaixo:

A Segunda Fase: Vai do Início do Apelo até ao final do Culto ao Ar Livre. No Mapa “B”, que pertence a esta Fase, indica a posição que cada Obreiro (ra), deve ficar. Portanto toda vez que o Obreiro (ra), irá acompanhar ao novo convertido, até a área destinada para este, em frente do Palco e após ser preenchido toda a Ficha de Decisão e explicar para o novo convertido, tudo que contém nesta Ficha, então o Obreiro (ra), volta para o local que está indicado no Mapa “B”, e assim repete-se este procedimento até terminar o Culto. A seguir veja este Esquema prático, para melhor compreensão do que foi escrito no acima citado.

Explicações dos Esquemas abaixo: Com relação ao Mapa “A”.

Este Esquema representa uma idéia do Serviço Evangelístico prestado pela Equipe de Obreiros (ras), no Início do Culto ao Ar Livre, Até ao Início do Apelo, isto é, (a Primeira Fase) a distribuição dos Obreiros (ras), será feita conforme a posições dos Quadrantes 1º ao 4º. Portanto a responsabilidade dos Obreiros (ras) será o espaço geográfico de cada Quadrante, isto para facilitar o acompanhamento da pessoa que aceitar a Jesus Cristo, durante o Apelo feito pelo Pregador.

Relação nominal da Equipe dos Obreiros (ras), no Mapa “A”(Primeira Fase.).

– Obreiro de nome “A”, posição no 1º Quadrante.
– Obreira de nome “B”, posição no 1º Quadrante.
E assim segue-se esta Relação nominal para aos demais integrantes até ao nome do Obreiro “H”.Portanto esta relação nominal também é parte do Mapa “A”, e deve ser colada atrás da prancheta.

Explicação do Esquema abaixo: Com relação ao Mapa “B”.

Este Esquema trata-se do procedimento dos Obreiros (ras), com relação ao Serviço Evangelístico prestado do Início do Apelo até ao final do Culto ao Ar Livre ( que é a Segunda Fase ).

Observa-se o 3º Quadrante do Mapa “B”, as respectivas posições das pessoas Obreiras, A Obreira de nome “E”, deve seguir a Diagonal que vai até a Bandeira de nº 6, por sua vez o Obreiro de nome “F”, deve seguir a Diagonal que vai até a Bandeira de nº 5.

Cada um segue a diagonal deste referido Quadrante, nota-se também duas bandeiras colocadas também de uma forma na diagonal do 3º Quadrante este procedimento é para facilitar a chegada até a pessoa que levantar a mão como sinal de que quer aceitar a Jesus Cristo como Salvador. Agora olha para foto do caminhão e veja o desenho de uma pessoa que está acima na carroceria deste veículo, este é uns dos Seguranças que na hora do Apelo ajudará a toda Equipe de Obreiros a localizar a pessoa que está com a mão levantada, para melhor compreensão veja o exemplo a seguir:

Através da Rádio Portátil ou Celular, o Segurança diz: Atenção, Obreiro da Diagonal n° 8, próxima a bandeira 6 tem uma pessoa com a mão levantada. Neste instante do recebimento da comunicação o Obreiro desloca-se imediatamente para esta localidade e convida a pessoa para acompanhar pela rota circulatória mais próxima vai até na frente do veículo na Área destinada aos novos convertidos, e lá faz o preenchimento da Ficha de Decisão conforme o modelo supracitado.

Observação: nada impede de que a pessoa Obreira que pertence ao outro quadrante, mais que esteja próximo a pessoa que levantar a mão, o acompanha até a frente do caminhão.

Relação nominal das Equipe dos Obreiros (ras), no Mapa “B”. (Segunda Fase.).

– O Obreiro de Nome “A”, deve ficar no 1º Quadrante, e seguir a Diagonal da Bandeira de nº2.
– A Obreira “B” , deve ficar no 1º Quadrante, e seguir a Diagonal da Bandeira de nº 1. E assim repete-se este procedimento até o Obreiro de nome “H” que deve ficar no 4º Quadrante e seguir a Diagonal da Bandeira de nº 7.Esta Relação nominal , deve ficar anexada ao Mapa “B”, e colada atrás da pequena prancheta, para que seja entregue para cada pessoa desta Equipe.

A seguir veja as fotos de nº 1 , 2 e 3.

– A Foto de nº 1, é uma pequena prancheta com caneta para ser usada para cada pessoa que está na Função de Obreiro (ra).
– A Foto de nº 2, é uma pequena prancheta com vários formulários de Ficha de Decisão, para ser preenchida no ato da pessoa aceitar a Jesus Cristo como Salvador.
– A Foto de nº 3, é uma pequena prancheta com um Mapa “A”, e um Mapa “B” de toda a região de onde vai ser realizado o Culto ao Ar Livre, nestes Mapas, em anexo deve ter uma Relação nominal de todas as pessoas desta Equipe(conforme no acima citado).

Então esta Pequena prancheta deve ser entregue ao Obreiro de Nome “A”. Logo para cada pessoa na função de Obreiro (ra), deve ser entregue uma pequena prancheta igual a esta da foto.

Do Crachá.
Nenhuma pessoa pertencente à Equipe do Culto ao Ar Livre, deve ficar sem o uso da Identificação do Nome, que é feito através do Crachá.

OBSERVAÇÃO:

As respectivas Bandeiras numeradas servem para a Orientação de toda a Equipe do Culto ao Ar Livre, e são colocadas antes de iniciar o Culto ao Ar Livre, através da Equipe de Apoio Logístico.

Quando comparece varias pessoas ao Culto ao Ar Livre, conseqüentemente ocupa um espaço maior, e nesta situação a pessoa que se locomove no meio da multidão, ficará sem um referencial anda mais não sabe qual o rumo está seguindo às vezes pensa que está tomando um rumo certo mais na realidade Verá que o rumo foi totalmente errado, então para evitar esta situação necessária se faz o uso destas Bandeiras numeradas que servirá como um ponto de referência a ser seguido até a chegada do rumo certo. E para ajudar também nesta situação de locomoção há o auxílio da Rota Circulatória que sempre deve ser instalado pela Equipe de Apoio Logístico do Culto ao Ar Livre, em forma de uma Cruz, assim ficará bem definida os quatros Quadrantes, todas estas devidas providências devem ser tomadas bem antes de iniciar o Evento Evangelístico supracitada.

– EQUIPE DE EVANGELISTAS.

Equipe de Evangelistas, que age junto a Multidões de Pessoas no local do Culto ao Ar Livre bem como nas periferias desta localidade.

Procedimento nesta situação:
Cada Evangelista, deve possuir uma Bíblia, uma pequena prancheta com caneta, lanterna, alguns Folhetos Evangélicos, e um formulário de um mini-censo para ser preenchido sendo um para cada pessoa.

MODELO DE FORMULÁRIO DE UM MINI-CENSO.

Provavelmente haverá muitas pessoas que irão aceitar uma visita em sua residência, este formulário é um dos documentos muito importantíssimo, pois será através deste que continuará com um VÍNCULO entre a pessoa que foi ao Culto ao ar Livre com a Comissão de Visita da Igreja, é bem provável que na residência dessa pessoa que aceitou uma visita tenha mais pessoas que querem explicação da Palavra de Deus, veja só como realmente a colheita é grande, por isso temos que dar mais ênfase em busca de almas para Deus, resgatando vida para a Salvação em Jesus Cristo, por isso eu sempre digo que este procedimento é o Efeito de um Culto ao ar Livre, que se estende até na residência das pessoas e estas por sua vez tem uma grande oportunidade de ser Salvo em Jesus Cristo, por ocasião da Visita da Comissão de Visita.

O item deste formulário, que diz:¨ Você quer pertencer a este Grupo de Evangelismo.¨

Este item refere-se somente a pessoa que já é Salva em Jesus Cristo de uma determinada Igreja que segue aos Padrões da Palavra de Deus. (Não se trata jamais da intenção de retirar membros de outras Igrejas), mais sim de dar a oportunidade para que seja cumprida o Ide que Jesus nos determinou. Para estas pessoas é necessário um breve curso (palestra) de Evangelismo, para depois ser colocado em prática. (Convém lembrar que além do Ide, também tem Fazei Discípulo, uma situação que completa uma outra, e o resultado será totalmente diferenciado para melhor).

Geralmente quando se faz um Culto a Deus, no Ar Livre é muito comum ser anotado somente o Nome e Endereço das Pessoas que aceitou a Jesus Cristo, e as demais pessoas que estão presente é totalmente ignorado nem sequer é anota também o Nome e endereço destas pessoas, já parou para imaginar quantas pessoas amigos e familiares de cada um destas pessoas que não foi ao Culto ao Ar Livre, que poderia ser Salvo por isso quem Planejar um Culto a Deus ao Ar Livre deve tomar esta Atitude do procedimento conforme o acima citado, com certeza através do Espírito Santo este convencera a cada um a aceitar a Jesus Cristo, e esta pessoa Salva em Jesus Cristo logicamente será menos uma pessoa que não vai ao inferno. Por favor, pense nisso, pois é Deus que me capacitou para escrever tudo isto.

Procedimento do Evangelista com relação ao preenchimento do Formulário do Mini-Censo, e a Distribuição do Folheto Evangélico.
Cada um da Equipe de Evangelista tem várias maneiras de iniciar uma conversa com a pessoa, pode ser de uma outra maneira ou como o Exemplo a Seguir:

– O Evangelista diz: Boa Tarde, ou Boa Noite ( é lógico tudo depende a hora do Culto), meu nome é …………….Estou entregando este Folheto Evangélico , para você e ao mesmo tempo peço a você se aceita uma visita de nossa Equipe em sua Casa para Explicar o conteúdo deste folheto Evangélico aos seus familiares.

– Se a pessoa dizer, sim.
– Então o Evangelista preenche imediatamente o formulário do Mini-Censo, e depois agradece a pessoa e convida para assistir ao culto ao Ar Livre.

DA MOBILIZAÇÃO DA EQUIPE DE EVANGELISTAS.
Esta Mobilização compreende-se em duas fases, a saber:

A Primeira Fase: Relaciona-se com a Posição que deve estar o Evangelista no Início do Culto ao Ar Livre Até ao Início do Apelo sendo que Cada Evangelista receberá uma Prancheta e atrás da mesma está colado dois Mapas, sendo um o Mapa “A” e o outro o Mapa “B”, o Mapa “A” pertence a Primeira Fase, por sua vez o Mapa “B” pertence a Segunda Fase.Portanto para saber exatamente a Posição que cada Evangelista, vai ficar no Início do Culto ao Ar Livre e até ao Início do Apelo , neste Culto ao Ar Livre, basta olhar o Mapa “A”, que está fixado atrás da prancheta.(Veja o mapa “A” abaixo.).Nesta Primeira Fase, toda a Equipe de Evangelista deve procurar falar com todas as pessoas que chegarem ao local do Culto ao Ar Livre, e em seguida cada um Evangelista deve preencher o Formulário do MINI-CENSO, por isso deve ficar conforme a posição indicada no Mapa “A”.Exemplo: Fulano de tal, ficará em frente da Rua Tal, 1º Quadrante com a frente voltada para a Rua, e assim sucessivamente para aos demais Evangelistas.

A Segunda Fase: Vai do Início do Apelo até ao final do Culto ao Ar Livre. No Mapa “B”, que pertence a esta Fase, indica a posição que cada Evangelista deve ficar. Portanto toda vez que o Evangelista, irá acompanhar ao novo convertido, até a área destinada para este, em frente do Palco e após ser preenchido toda a Ficha de Decisão e explicar para o novo convertido, tudo que contém nesta Ficha, então o Evangelista, volta para o local que está indicado no Mapa “B”, e assim repete-se este procedimento até terminar o Culto. A seguir veja este Esquema prático, para melhor compreensão do que foi escrito no acima citado, no Mapa “B”.

Esquema do Mapa “B”.
Nota-se neste Mapa “B”, no 4º Quadrante, as respectivas posições que cada Evangelista deve estar por ocasião da Segunda Fase. De modo que cada Evangelista vai até a Rota Circulatória e volta até a Rua (meio Fio) na posição inicial em que estava, e repete-se este procedimento até ao final do culto. Ou seja este esquema é como se fosse uma Evangelização em cada quadrantes deste Mapa “B”, por isto para facilitar este movimento de pequena locomoção segue o exemplo deste esquema do 4 Quadrante que deve ser repetido em todos os quadrantes do Mapa “B”, por esta razão do reforço deste tipo de Evangelismo, deve ser combinado antes com o pregador para no instante do APELO, dar tempo ao tempo, com intervalo de Música da banda etc, MAS ATENÇÃO, que o som seja bem baixo para não atrapalhar as Equipes dos Evangelistas e Obreiros a fim de que todos executam a OBRA DE DEUS, em que a pessoa possa ouvir o que serão falado aos mesmo, e se o som for alto a Pessoa terá muita dificuldade em ouvir e entender a mensagem dadas.

OBSERVAÇÃO:

Toda a Equipe de Evangelistas deve receber dois tipos de Formulários que são:
Formulário de Mini-Censo, em que é usado na Primeira Fase, e o Formulário de Ficha de Decisão que é usado na Segunda Fase e Mais folhetos evangélicos.

Sendo que na hora do Apelo, que é a Segunda Fase, a Equipe de Evangelistas passa a Evangelizar a todos se possível for no sentido de que Aceita a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador de sua Vida.

Na Segunda Fase, toda a Equipe de Evangelista acumula a mesma atividade da Equipe de Obreiros(ras), portanto é um reforço a mais para ganhar Almas para Jesus Cristo. Lembrando ainda que na hora do Apelo solicita para a pessoa responsável pelo Som que abaixa o volume do Som para que as pessoas das Equipes supracitadas, possam iniciar a Evangelização para as pessoas presentes e estas podem perfeitamente ouvir a Palavra de Deus , feitas por estas Equipes supramencionadas.

– EQUIPE DE SEGURANÇA.

Em Mateus 10:16, Diz

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.”

Quando alguém vai Pregar a Palavra de Deus, e ao final o Pregador faz o Apelo para a pessoa aceitar a Jesus Cristo como Salvador de sua Vida, o satanás tenta impedir a Obra de Deus, (desde o início do Culto ao Ar Livre) porque ele sabe que é o próprio Espírito Santo que convence ao mundo do pecado, a Bíblia diz em João 10:10

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

Portanto diante de toda esta alerta que a Palavra de Deus nos faz, então cabe aos Planejadores do Culto ao Ar Livre em ser PRUDENTES, com as seguintes Fases:

– Oração a Deus, (ver a – EQUIPE DE INTERCESSÃO A DEUS.).
– Jejum, todos os Responsáveis por cada Equipe que compõem o conjunto do Culto ao Ar Livre, deve estar em total Jejum e em espírito de oração constantemente, porém os demais integrantes dessas Equipes, se puder faça também Jejum, mais se não puder então fique em constante espírito de oração.

– Unção, Isaías 61:1 Diz :
“ O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;”

Veja também todo o Salmos 51, e presta a atenção no versículo 13, é por isso que tudo dá certo para aquelas pessoas que procuram seguir a Palavra de Deus como ela é, e não como alguém que seja de acordo com a própria vontade humana.

Interessante quando se diz Equipe de Segurança, logo vem na mente que trata-se da Segurança Material , mais a principal Segurança é a Espiritual está digamos assim “tem reflexo na Segurança Material”, portanto se não tiver Segurança Espiritual de nada adiantará a Segurança Material, logo quem faz a Segurança Espiritual, é a Equipe de Intercessão a Deus, e quem faz a Segurança Material é a própria Equipe de Segurança , portanto com a Equipe de Intercessão a Deus, e a Equipe de Segurança ambas agindo no Nome de Jesus Cristo, e em sua vontade, tudo com certeza sem medo de errar dará certo, faz a diferença é só colocar isto em prática para você realmente ver o belíssimo resultado.

Esta Equipe visa a Segurança dos Pastores e Pessoas que estão no Palco do Veículo, em situação de total perigo estes são imediatamente retirados deste local para outro local onde oferece maior Segurança. Bem como também para ajudar se necessário for qualquer pessoa presente no culto ao Ar Livre.
A seguir um Esquema bem simples de Segurança do Palco e das Pessoas que estão no Palco que é o próprio veículo:

Fonte de energia. Deve ser observado pelo Segurança.
OBSERVAÇÃO:

Em todos os acontecimentos Deus tem o seu propósito, portanto Deus é SOBERANO, o que eu quero dizer com isto, é ter FÉ em Deus, mesmo em situações, que se faz tudo devidamente amparado na Palavra de Deus, e mesmo assim vier acontecer situação de ferimento, morte etc, lembra que satanás, poderá ter uma aparente vitória, mais nunca terá a definitiva vitória que esta pertence somente a DEUS, que sempre terá a última Palavra, a gente vê isso pelo exemplo da própria Palavra de Deus, veja, Daniel Deus livrou da boca do Leão, mais quase todos os Apóstolos tiveram mortes Cruéis sofreram muitos, então o que cabe a nós é termos o MAIOR PRIVILÉGIO EM PODERMOS ESTARMOS AMPARADO NA PALAVRA DE DEUS PARA TAMBÉM SERMOS PARTICIPANTE NA OBRA DE DEUS, é isto que importa.

EQUIPE DE LOGÍSTICA.
São as pessoas responsáveis por dar sustentação a todos os meios necessários dos objetos empregados na realização do Culto ao ar Livre. A pessoa responsável pela Equipe de Logística, denominar-se Coordenador da Equipe de Logística, as outras denominações segue-se àquilo que corresponde à pessoa responsável com o Objeto que será usado Exemplo:
Motorista, é o responsável pelo veículo que está sendo utilizado. Outro Exemplo: O Músico Tal, é o responsável pelo instrumento que usara.
O Coordenador da Equipe de Logística, ao final do Culto ao ar Livre, deve imediatamente receber todos os objetos que foram distribuídos de acordo com o Livro de Controle de Material. Se porventura não encontrar alguma pessoa que não devolveu o objeto relacionado, então na primeira oportunidade lembrará a pessoa que devolve o objeto pertencente à Igreja.
O Coordenador da Equipe de Logística, deverá solicitar ao Pastor da Sede que seja colocado uma Plaqueta de Identificação para cada material, bem como cadastrá-lo em um livro. Deve ser arquivada a nota fiscal de cada objeto.

– EQUIPE DE PASTOR DE SETOR.

Quando o Culto ao ar Livre for no âmbito de seu Setor, deve mobilizar toda a Igreja subordinada ao Setor, para que cada membro da Igreja Local faça Jejum, oração e hinos nas suas respectivas Igrejas. (Intercessão), no mesmo horário do culto ao ar livre. O Pastor de Setor, ao final do Culto ao ar livre providenciará para que seja entregue ao mesmo o Formulário do mini-censo, a fim de ser feita uma triagem das localidades das residências das pessoas que querem visitas, para após isto entregar aos seus respectivos Pastores ou Dirigentes das respectivas Igrejas mais próximas das residências das pessoas que querem visitas. E providenciar uma Equipe de Comissão de Visita para dar continuidade no Evangelismo etc…

– EQUIPE DE PASTOR E DIRIGENTE DE IGREJA SUBORDINADA AO SETOR.

Providenciará uma Comissão de Visita , para levar a Palavra de Deus nas residências daquelas pessoas que foram cadastradas no formulário do mini-censo pelo Evangelista durante o culto ao ar livre. (É de suma importância convidar o Evangelista que assinou o formulário do mini-censo, pois é este que manteve o primeiro contato com a pessoa identificado neste formulário).

Todos os Pastores ou Dirigentes, das suas respectivas Igrejas em seus respectivos Setores, coordenarão ao preenchimento do Formulário da FICHA DE CADASTRO DE VOLUNTÁRIO(A), PARA TRABALHAR NA EVANGELIZAÇÃO DE RUA, após isto remeterão aos seus respectivos Pastores dos Setores para que este entrega ao 1º Coordenador Geral.
Todas visitas realizadas, através dos formulários do mini-censo deverão após a sua conclusão enviar um relatório para seus respectivos Pastores de Setores, e este após o recebimento deste relatório deve entregar ao 1º Coordenador Geral.

FICHA DE CADASTRO DE VOLUNTÁRIO(A), PARA TRABALHAR NA EVANGELIZAÇÃO DO CULTO AO AR LIVRE.
Ficha Cadastro .No. (_____).
Nome_____________________________________________________________

Data de Nascimento:
__________/__________/___________________________
Filiação___________________________________________________________
E________________________________________________________________

Natural de: ____________________________Nacionalidade: ________________

Carteira de Identidade: ___________________ CPF: _______________________

Estado civil ______________________________________________________
Endereço:R.____________________________________Nº_________________
Bairro___________________________ Cidade _____________UF__________
CEP __________________ Fone ( ) _________________________________
Faz uso de algum medicamento?
—————–Que tipo de remédio?……………………….

É membro da Igreja? , sim ( ) , não ( ).
A que denominação pertence?
__________________________________________________________________

Está desempregada(o)? …………..sim ( ) ………………………não ( )
A quanto tempo? …………………………………………………………………
É aposentada(o)? …………………..sim ( ) ……………………….não ( )
A quanto tempo? ………………………………………………………………
Mora sozinha(o)? ………………….sim ( ) ……………………….não ( )
Relacione nome e grau de parentesco das pessoas que moram com você
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Tem filhos? …………………sim ( ) ………………………..não ( )
Quantos? _________________________________________
Relacione nome e idade de cada um: (utillize uma linha para cada nome)
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
ESCREVA NA LINHA PONTILHADA QUAL O DESEJO DA TIVIDADE QUE VOLUNTARIAMENTE QUER TRABALHAR PARA DEUS:
NA——————- EQUIPE DE LOUVOR.
NA———————– EQUIPE DE OBREIROS.
NA——————- EQUIPE DE EVANGELISTAS.
NA——————- EQUIPE DE SEGURANÇAS.
NA- ——————EQUIPE DE LOGÍSTICA.
NA——————– EQUIPE DE DIVULGAÇÃO DO CULTO AO AR LIVRE.
NA——————–EQUIPE DE INTERCESSORES DA IGREJA LOCAL.
EM OUTRA ATIVIDADE DE…………………………………………………………………………

Em………………../…………/…………..
Cidade……………………..Estado………..

——————————————————
Assinatura do (a) voluntário (a)

————————————
Assinatura do Pastor da Igreja local

ROTEIRO DA DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO PARA O CULTO AO AR LIVRE.

Filipenses 2:2-4.
“Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”

– Leitura da Bíblia (5 min ).
– Oração (5 min).
– Louvor (30 min).
– Testemunho (15 min).
– Louvor (15 min).
– Mensagem (50 min).
– Encerramento (5 min).
Tempo Total do programa – 110 min

COM RELAÇÃO AO FOLHETO EVANGÉLICO.

É importante que a Igreja faça seu próprio folheto Evangélico, pois tenho observado que há muitos folhetos Evangélicos nas livrarias para serem comercializados, mas infelizmente muito poucos folhetos evangélicos trazem conteúdo Bíblico, mensagem de Salvação, arrependimento, novo nascimento etc…

Outra situação de suma importância é com relação ao carimbo no Folheto Evangélico. Às vezes por falta de atenção, ou mesmo por não interessar naquilo que está fazendo, não carimba o Folheto Evangélico legível, não dá nem para ler os dias de Cultos, o endereço da Igreja etc. Só um lembrete veja o seguinte Versículo da Bíblia:

… Maldito aquele que faz a obra de Deus relaxadamente (Jr 48.10).

Toda vez que for entregar um Folheto Evangélico, lê em voz alta para a pessoa escutar a leitura do versículo que está no próprio Folheto, isto tenho feito quando estou Evangelizando casa por casa e as pessoas estão indo nas Igrejas Locais, a razão é muito simples o meu fundamento é nos seguintes versículos , veja:
– Romanos 10:17 – “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.” …
– Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos (Atos 4.20)

Antes de distribuir o Folheto Evangélico, leia o conteúdo para não ser pego de surpresa com alguma pergunta que a pessoa poderá fazer.

*** ” A primeira e maior vitória, é a conquista de si mesmo”

” O maior sinal da derrota, é quando já não se crê na vitória”

“Espelhe-se em Jesus, que seu reflexo mudará seu sofrimento”
“Um fracasso revela apenas isto:
Que a tua determinação;
Para vencer;
Não era bastante forte”.
*** Fonte: (Esta parte é Extraída da Internet ) Colaboração: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério de Volta Redonda
Pastor: Mário Luiz Gomes Nóbrega
Caldas da Rainha – Portugal
Autor: O Espírito Santo

Atribulados em tudo, PORÉM NÃO ANGUSTIADOS!
Perplexos, PORÉM NÃO DESESPERADOS!
Perseguidos, PORÉM NÃO DESAMPARADOS!
Abatidos, PORÉM NÃO DESTRUÍDOS!
(2 Coríntios 4:8-9).

“…Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. (I Co 2:9)

AUTOR DESTE PLANO DO CULTO AO AR LIVRE,
MISSIONÁRIO: ÉRICO ALBUQUERQUE